Rua Forte de Itapema, 25 - Vila das Mercês - São Paulo - SP
+55 (11) 9 5472-9069
w3l@w3l.com.br

Plataformas de Educação a Distância

Inovar para fazer mais e melhor

Plataformas de Educação a Distância

Alguns líderes de departamento, tradicionalmente os de Recursos Humanos (Gente&Gestão para o modernos) uma hora ou outra irão se deparar com a questão: qual plataforma de ensino, presencial e à distância, usar.

Vamos aqui dar algumas dicas para você que está nesta situação.

1 – Desenhe a solução de você precisa

Gostaria de ser um ser um daqueles vendedores que tem a solução para tudo em um poderoso e super útil canivete suíço que atende a tudo que você precisar com apenas uma ferramenta.

Infelizmente no mundo da tecnologia e das plataforma não existe a ferramenta perfeita que poder ser usada em todos os casos sem contraindicações. Por isso é muito importante que você tenha um desenho claro do que você precisa na plataforma.

Ter o desenho claro do que você precisa vai evitar que você compre a plataforma dos sonhos, pelo pelo preço essencial, e no fim falta o essencial.

Aqui está um guia das informações que você vai precisar para considerar a solução a adotar:

Número de usuários totais:

Número de usuários simultâneos (geralmente 10% do total):

Número de cursos na plataforma:

Classifique as funcionalidades necessárias com:

1 – Indispensável | 2 – Importante | 3 – Dispensável

Nota Item
Aulas ao vivo
Download do material
Acesso somente dentro do ambiente corporativo
Acesso dentro e fora do ambiente corporativo
Acesso mobile (responsivo)
Baixo custo
Atividades interativas (animações)
Ensino adaptativo
Trilhas de ensino
Inteligência artificial
Formas de pagamento
Restrição por cargos
Dependência de cursos

Você pode complementar a lista, mas acreditamos que com essas respostas você já saberá por onde começar.

2 – Compare as soluções disponíveis

Verifique as soluções disponíveis no mercado. Sim, estou falando para fazer uma pesquisa no Google e acionar “aquele” contato que pode fazer boas indicações.

Colecione ao menos 3 plataformas e comece não se apaixonando pelas soluções. Não agora!

Nossas sugestões de plataforma não:

Moodle: plataforma de código aberto para ambientes de aprendizagem.

EAD Box: plataforma brasileira para gestão de cursos e ambientes de aprendizagem.

Totara LMS: plataforma baseada no Moodle, mas completamente customizada para o ambiente corporativo.

Pegue a lista de funcionalidades de cada uma das plataforma que você obteve. Descarte as que não tiverem algum dos itens que você marcou como 1 no passo anterior.

Se houver empate, analise as funcionalidades com os itens que você classificou como nota 2 e por fim, verifique o custo de implantação e longo prazo.

3 – Implante as solução

Depois que você tiver certeza que a solução escolhida, reúna todos os envolvidos (o todos quer dizer todos mesmo: departamento de tecnologia, treinamentos e as pessoas que poderão auxiliar na “evangelização” da nova plataforma.

Acompanhe o relatório de implantação e reporte semanalmente ou quinzenalmente o status da implantação. Faça um cronograma de treinamentos para todos que vão usar a plataforma na produção dos cursos.

Quando tiver os primeiros cursos prontos (3 é um bom número para começar) comunique a todos e pilote a implantação. Peça para que os usuários façam cursos e obtenha o feedback. Utilize os feedbacks para fazer melhorias.

Uma vez que os feedbacks forem positivos e a velocidade de navegação for aceitável, iniciei a inserção de novos cursos e dê vida à sua plataforma.

Se os feedbacks forem negativos ou velocidade de navegação for sofrível, corrija os pontos com antes de iniciar a produção de cursos.

4 – Verifique a solução usada

Uma vez que a plataforma de ensino estiver implantada, faça pesquisas periódicas (semestrais ou anuais) sobre o que eles gostariam que mudasse.

Às vezes essas pesquisas apontam conteúdos de cursos não abordados, outras vezes os usuários pedem a renovação do layout da plataforma (uma cara nova) e outras vezes pedem algumas funcionalidades. Nossa sugestão é que pelo menos, a cada 5 anos, o layout da plataforma seja refeito.

Refaça a listagem de itens essenciais da plataforma para verificar se a plataforma atual ainda é válida e precisa ser substituída ou se apenas uma atualização ou novos cursos resolvem.

Boas soluções para todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: